O Assunção

O ASSUNÇÃO NA HISTÓRIA FELICIANA

Contar a história do Colégio Nossa Senhora da Assunção significa refazer um longo caminho, significa percorrer a estrada da História das Irmãs Felicianas Franciscanas. Assim sendo, vamos puxar um fio cuja origem está na longínqua Polônia do Século XIX, mais precisamente no ano de 1855. Neste ano uma mulher extraordinária deixará sua marca nas páginas da História da Polônia e nas páginas da História do mundo futuro por onde passariam as Felicianas que ousariam sonhar juntamente com sua Fundadora, Madre Maria Ângela. Que sonho é este? O sonho de um mundo melhor, mais humano, mais fraterno através da Educação.  A primeira Feliciana dava passos largos e muito à frente do seu tempo, levou meninos e meninas a serem capazes de compreender e transformar a dura realidade que os cercava. Os pormenores desta era obscura podem ser encontrados nas páginas da História já contada por tantos autores conscientes do que acontecia ao seu redor. A Polônia fora dominada pelos países vizinhos e sucessivas insurreições deixaram o país em situação devastadora. Crianças abandonadas perambulavam pelas ruas e idosos ou doentes não tinham abrigo. Maria Ângela recolhia-os e lhes dava educação, abrigo, comida e os instruía na Fé.

Este início lançou as Felicianas no desafiador campo da educação. Hoje, em diferentes partes do mundo elas abraçam esta causa e por ela dão a vida. Vamos encontrar as Felicianas na Polônia, nos Estados Unidos, no Canadá, na Itália, no Brasil, no Quênia, na França, na Rússia, na Inglaterra, na Estônia, na Ucrânia, no México, na Tanzânia e no Haiti. Em todas estas localidades, a educação de crianças, jovens e adultos é prioridade para as Felicianas.

Quando as primeiras Irmãs chegaram a Curitiba, sentiram a necessidade de dar início a um projeto educacional. Com muita coragem e determinação das irmãs, no dia 16 de fevereiro de 1966 nasceu a Escola Nossa senhora da Assunção. Naquela época, as instalações eram simples e o espaço destinado à Escola era ainda pequeno, mas pouco a pouco a pequena Escola foi crescendo, a comunidade local foi acreditando no sonho Feliciano, as irmãs se empenhando para dar o melhor de si até que... a Escola virou Colégio Nossa Senhora da Assunção.

A primeira Professora do Colégio foi Irmã Maria Genoveva Thomacheski. E desde aquele começo as Felicianas em Curitiba abraçam o Assunção com a mesma Fé e determinação daquela que em 1855 acreditou no sonho e fez dele realidade em cada uma de suas irmãs em qualquer parte do mundo onde elas se encontram. 

 

Secretaria On-Line

Entre em Contato

(41) 3296-2135

(41) 3296-1162

Rua Dr . Alcides Vieira
Arcoverde, 620
Guabirotuba - Curitiba - PR

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. POWERED BY TOTALIZE INTERNET STUDIO.